As flores da época

As flores da época são plantas que se compram prontas a dar flor ou já em flor. Elas viverão apenas o tempo de um verão ou de um Outono, mas dão realce a um maciço que tarda em despertar ou pelo contrário, enriquecem a cor. Cuidado! São muito frágeis...

 

Antes de plantar...
De preferência, escolha plantas em botão em vez de plantas com flor aberta pois o efeito desejado durará menos tempo. Escolha plantas em que haja mais botões que flores abertas. Os vasos cheios de flores são, muitas vezes, cultivados em estufas em condições muito favoráveis. O jardineiro fica bastante feliz quando as planta. No entanto, para estes vegetais em especial, trata-se de uma pura agressão! Não estão de maneira nenhuma, preparados para as intempéries, o vento, o fresco da noite, etc. Por isso, é necessário aclimatá-los durante alguns dias, no exterior, junto dum muro, ao abrigo das correntes de ar. Regue sempre que necessário para que a terra não seque: deve estar húmida ao toque.

Prefira as variedades que florirão durante bastante tempo. Os cravos túnicos, por exemplo, formam botões de flores até começarem as geadas. Algumas plantas florescem em bastante mas não formam mais botões: o seu efeito é limitado. É o caso de pequenas campânulas chamadas “estrela de Belém”, cujo efeito é fugaz, sobretudo quando as temperaturas baixam.

Na altura de plantar
As flores da época não estão destinadas a durar muito tempo no jardim. É inútil prepará-las como se tratassem de arbustos ou de uma planta perene. Não desenrole o torrão para não as fragilizar mais. Remexa a terra para que fique bem desfeita. Deve ser grumosa mas sem blocos compactos. Misture um pouco de fertilizante de libertação lenta, rico em potássio, sem ultrapassar a dose indicada na embalagem. Coloque a planta no local e cubra com terra até 2 cm acima do torrão. Num solo pesado, não instale as flores da época ao nível do solo mas numa linha de terra com uma altura de 5 cm. Não aperte a terra contra as raízes mas regue abundantemente: a terra vai aconchegar-se sozinha.

 

Cuidar delas
As flores da época são frágeis, mesmo rodeadas de cuidados. Será prudente protegê-las quando se aproxima um episódio meteorológico que as pode estragar. Se há uma previsão de trovoada ou de um aguaceiro de granizo, cubra as plantas com um véu de protecção. Coloque tutores para proteger as plantas das rajadas de vento violentas. Retire as flores secas para conservar a força da planta. Não tenha medo de cortar a extremidade dos ramos se crescerem demasiado para que se ramificarem.

As flores da época recebem cuidados especiais durante o seu desenvolvimento, tal como produtos que lhes darão um porte compacto, mais denso. É normal que ao ser colocada no jardim a planta mude de forma, se alongue um pouco. É sinal que se está a instalar !

 
M. Jean-Michel GROULT
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101