Os arbustos

No jardim estes vegetais têm muitas vantagens pois duram muito tempo e oferecem uma variedade grande de cores e de silhuetas. É por esta razão, são cada vez mais populares!

 

Antes de plantar...
Um arbusto é uma planta que forma ramos e estes ficam de um ano para o outro, sendo diferentes das plantas perenes que todos os anos voltam a rebentar pela base. Os arbustos, tal como as árvores acumulam ramos de madeira. E podem tornar-se mais ou menos grandes. O tomilho é um arbusto minúsculo que não ultrapassa os 50 cm de altura. Os Pitósporos, com uma bela folhagem verde brilhante e podem frequentemente atingir mais de 5 m de altura podendo crescer até aos 8 m de altura e mais: são quase árvores! Antes de plantar um arbusto tenha o bom reflexo: determine o tamanho que este poderá atingir em idade adulta, tanto em altura como em largura. Frequentemente, os arbustos que ficam altos têm também tendência a crescer em largura. Assegure-se que terá lugar suficiente para que possa dar o melhor dele. Deve prever espaço suficiente entre vários sujeitos cuja base se tornará larga. Preencha estes buracos com plantas que preencherão o espaço enquanto os arbustos vão crescendo, cedendo-lhes de seguida o lugar. Poderão ser plantas com flores ou arbustos de vida curta.

Existem arbustos para todo o tipo de terra, todas as exposições e todas as utilizações: escolha aqueles que serão mais adaptados à sua situação para também ter menos problemas.

Na altura de plantar
Tenha um cuidado especial durante a plantação dos arbustos pois eles vão ficar no lugar durante anos! Especialmente, desfaça bem o torrão e as raízes da planta. Esta operação será facilitada se o mergulhar, no mínimo uma hora, num balde de água. Utilize um pequeno ancinho ou faça-o directamente com os dedos, para poder depois espalhar as raízes no buraco de plantação. Regue regularmente o arbusto durante o primeiro ano e um pouco menos nos anos seguintes. Ele vai acomodar-se mais lentamente que uma pequena planta com flores !

 

Cuidar deles
Os arbustos exigem um pouco mais de atenção que outros tipos de plantas. Se a terra é pobre dê-lhes um pouco de fertilizante de libertação lenta. Geralmente podem não precisar de poda mas um toque de tesoura de podar de vez em quando torna-os mais bonitos. As roseiras e as budleia são excepções pois estes arbustos necessitam de uma poda todos os anos. Pode os outros arbustos quando estiverem muito grandes ou quando a sua silhueta não está muito equilibrada. Geralmente não gostam de uma poda severa. Se vê um ramo que o aborrece, não espera anos antes de fazer alguma coisa: quanto mais jovem o cortar melhor será o resultado. De qualquer maneira um arbusto bem podado é um arbusto menos sensível às doenças. Saiba, finalmente, que ao fim de 20 anos, muitos arbustos começam a declinar pois não são árvores e que apesar de tudo a sua vida é limitada !

 
M. Jean-Michel GROULT
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101