A minha planta está doente ?

O fato de haver algo de diferente na planta não quer dizer, obrigatoriamente, que esta esteja doente.

A minha planta está doente ?

Este damasqueiro não foi atacado por uma praga ou por uma doença mas sofreu com a queda de granizo!

Está tudo bem !

Durante todo o percurso da sua vida a aparência da planta pode mudar. Por exemplo, as mimosas (do tipo Acácia) e os eucaliptos têm folhas diferentes dependendo da idade que têm. As folhas das plantas jovens são diferentes das folhas da mesma planta quando adulta.
Não fique preocupado se aparecerem folhas com um aspeto diferente: a planta está, talvez, apenas a crescer. No entanto, fique atento: pode também ser devido aos rebentos que crescem abaixo do ponto de enxertia. Se for esse o caso, deverá cortar rente, todos os rebentos pois estes poderão desenvolver-se mais do que a variedade cultivada. A forma das folhas pode também variar segundo a época do ano. A malva-almiscarada e a campânula de folhas redondas têm folhas arredondadas no início do período de vegetação e à medida que a floração se aproxima a folhagem torna-se mais fina.

Quando a planta sofre

Algumas negligências repetidas podem provocar stress à planta. Esta não se desenvolverá correctamente e pode mesmo parecer doente. Por exemplo, as regas demasiado irregulares provocam deformações na folha. Os tomates e as orquídeas são muito sensíveis a isto. A rega exagerada também pode fazer sofrer a planta e até mesmo a matar. Se o solo estiver encharcado, as raízes ficam sem ar e asfixiam. A planta murcha da mesma forma como se estivesse a ser atacada por pragas subterrâneas; e no entanto o problema reside apenas na quantidade de rega administrada. Se o problema é uma planta que tem sido negligenciada, a única solução é cuidar dela regularmente ou então escolher plantas que não necessitem de tantos cuidados.

Os problemas podem também surgir quando as condições são desfavoráveis ao crescimento da planta. Por exemplo, uma espécie cujos ramos sejam muito frágeis será danificada em caso de ventania caso não seja cultivada ao abrigo de um muro ou parede que a proteja. As plantas com folhas frágeis sofrerão em caso de queda de granizo na Primavera, especialmente no sul do país. Claro que, se o solo não é adaptado às necessidades da planta, esta terá um aspeto doentio pois não se consegue desenvolver correctamente. Mas neste caso, não se trata propriamente de uma doença mas sim de um erro de cultivo (e isto acontece a qualquer um!).

Os sinais visíveis

Poucas pragas ou doenças podem passar despercebidas numa planta. Frequentemente, a sua presença traduz-se por folhas roídas, manchadas ou enrugadas, um comportamento invulgar em relação às semanas anteriores (por exemplo, cresce menos). A presença de praga ou de doença pode ter por consequência a morte de algumas partes da planta antes de atingir a maturidade (flores, folhas, ramos ou parte dos ramos…). Neste caso, o problema pode também vir de um erro de cultivo. As correntes de ar, por exemplo, podem fazer cair as flores das orquídeas. Em função dos sintomas há uma única urgência: procurar a causa pois corre o risco de não agir de forma adequada!

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101