Para que uma árvore dê fruto

Que fazer quando uma árvore de fruto não dá fruto?
Primeiro verifique se a árvore está saudável e depois verifique se não se estará a sentir um pouco só!

Para que uma árvore dê fruto
Para que uma árvore dê fruto
Se a árvore dá bastante flor, não é culpa da árvore que não haja frutos!

Inspeção sanitária

Raramente as doenças poderão impedir a árvore de dar fruto a não ser que esteja muito doente. Não é por causa de algumas folhas enroladas ou alguns pulgões que a natureza deixará de dar fruto. Por outro lado, uma fertilização inadaptada por ser muito rica em azoto poderá causar este problema. Isto poderá acontecer com as árvores de fruto que crescem num relvado alimentado com adubo rico em azoto. Terão muitas folhas mas será mais difícil fazer flores. No fim do Inverno, adicione um adubo rico em potássio, para que esta causa seja afastada. Se o problema for apenas um problema de fertilização não se esqueça que apenas começará a ver resultados na Primavera do ano seguinte...

Para que uma árvore dê fruto
As formas em espaldar junto de um muro florescem bem.

Primeiro, paciência!

Mesmo se der flor no primeiro ano, as árvores de fruto nem sempre dão fruto logo de seguida. Uma pereira pode viver 7 anos antes de dar as primeiras pêras. Enquanto isso a árvore instala-se, os seus ramos vão-se desenvolvendo, a forma torna-se mais sólida, as raízes desenvolvem-se com qualidade. E a sua paciência será recompensada! As árvores com tronco alto, isto é, que tenham um tronco com mais de 1,5 metros de altura entre o solo e a zona onde começam os ramos principais, levam tempo a instalar-se. É normal que não haja frutos, ou poucos, enquanto a árvore “não se sentir bem nas suas raízes” As árvores pequenas (formas em espaldar, arredondadas ou em forma alongada), dão fruto mais rapidamente, geralmente ao fim de 3 a 5 anos.

Para que uma árvore dê fruto
Uma árvore de fruto rodeada de variedades compatíveis frutifica muito melhor!

Bem acompanhadas

De acordo com o meu raciocínio, uma árvore saudável, vigorosa e plantada há mais de sete anos deve, assim, dar os seus frutos. Se isto não acontece e se a árvore está vigorosa, será, seguramente por que se sente só. As flores de uma árvore isolada nunca fornecem uma boa colheita mesmo se forem variedades ditas “autoférteis”, isto porque o pólen vindo de outra árvore dará sempre mais frutos que o seu próprio pólen. Os damasqueiros e os pessegueiros são, geralmente, autoférteis, enquanto as cerejeiras e as ameixieiras o são menos. As amendoeiras raramente dão fruto se se encontrarem sozinhas mas as macieiras são mais exigentes. Quanto às pereiras nunca são autoférteis. Para ter frutos para apanhar deverá plantar outras árvores de fruto à sua volta, da mesma espécie e que darão flor ao mesmo tempo. Olhe! E se oferecesse uma árvore de fruto ao seu vizinho visto que não tem espaço no seu pomar?

Pode apenas se for necessário

Não necessita usar a tesoura de podar para obrigar uma árvore a dar fruto. Mas a poda pode acelerar o processo especialmente nos pessegueiros e nas pereiras. Vale a pena reduzir de dois terços o tamanho dos rebentos grandes que cresceram no ano anterior e encorajar a seiva a ir para os ramos mais baixos em vez de ir para os ramos que se dirigem para o céu. Mas, por exemplo, as cerejeiras e as amendoeiras não se podam.

Tenha cuidados com os maus conselhos ! Por vezes há quem diga que se deve controlar uma árvore muito vigorosa cortando uma parte das suas raízes. Isto é muito perigoso e sempre contra produtivo.

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101