Descubra o bonsai

E se cultivasse um bonsai ? E porque não, vários ? Poderia mesmo fazê-lo a partir de uma planta pequena!

Descubra o bonsai

A cultura do bonsai não é complicada, nem reservada a uma elite. Trata-se apenas de estar atento às necessidades da planta e de algum bom senso. Para isso é essencial compreender as necessidades vitais das plantas e ter algumas noções de base tal como a necessidade de água, de luz e de alimento...
Claro que, com o tempo, vai aprendendo as técnicas e os gestos, vai ganhando experiência, vai procurando conselhos nos fóruns, vai discutindo com profissionais num clube perto de si... Além disto, no início, também aconselhamos a não exigir demasiado de si e começar com essências mais fáceis como o bordo do Japão, o Ulmeiro da China ou o zimbro. E não se esqueça que também aprendemos com os erros!

O bonsai é uma árvore cultivada em vaso, segundo uma arte praticada há séculos, na China e no Japão e que consiste em obter, através de cuidados apropriados, uma silhueta perfeitamente natural, em miniatura. As operações de poda, de transplante e de formação permitem obter um equilíbrio entre o vaso e a árvore além de obter um porte harmonioso.
Como qualquer árvore em vaso, a cultura exige cuidados específicos : rega, fertilização, exposição e formação.
O bonsai é uma obra de criação pessoal, dá-nos aquela sensação de esquecer a poda que está a fazer e de se abrigar, no pensamento, debaixo dos seus ramos. Graças aos cuidados que que lhe dedicar ao longo dos anos, irá parecer-se completamente com o modelo que escolheu na natureza.

A maior parte dos bonsais são feitos com árvores do exterior. Necessitam da alternância das estações do ano para poderem regenerar as suas reservas. Isto significa que não podem, de maneira nenhuma, viver num apartamento ! Deve colocá-los no jardim, no terraço ou na varanda. Necessitam do sol, da chuva e do vento para viver... tal como as árvores.
Os bonsais de interior não apreciam as geadas mas devem ser colocados no exterior quando está bom tempo.

Nos capítulos seguintes abordaremos os princípios de base que nos permitirão começar rapidamente a nossa cultura, mas como a arte do bonsai é infinita, apenas podemos encorajar-vos a buscar mais informação quer através de fóruns, de livros especializados, salões, clubes de bonsais...

 
Pépinières PLANFOR
RD 651
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854