Colocar ao abrigo os bolbos de Verão

Os bolbos das flores de Verão não podem, geralmente, passar a época fria no local e deve retirá-los para os poder replantar no ano seguinte. Boa oportunidade para arranjar espaço nos maciços durante o Inverno!

Colocar ao abrigo os bolbos de Verão
De flores grandes e pequenas, as dálias podem conservar-se bem de um ano para o outro.
Colocar ao abrigo os bolbos de Verão
As cannas acabam por ter rizomas bastante grandes.

Guardar ou substituir?

A maior parte dos bolbos de Verão já constituíram as suas reservas antes da chegada das geadas. Se forem bem conservados, estes bolbos podem voltar a servir no próximo ano. Temos o caso das dálias, das cannas, das begónias, dos gladíolos… Os rizomas das cannas e as dálias ficam mais bonitos e maiores de ano para ano. Ao fim de dois anos podem mesmo ser separados em dois. São tão fáceis de conservar que basta ter uma cave fresca, não precisam de luz para aguentarem até à próxima Primavera.

No caso das outras plantas bulbosas como os jarros e as gloriosas (ou lírio de Malabar) a conservação fora da terra é mais delicada e mais vale substituí-los.

Guardá-los cuidadosamente

O mais simples é esperar que cheguem as primeiras geadas e que as folhas e os caules dos bolbos de Verão fiquem queimados. Deste modo a planta recebe a informação que deve entrar em repouso e assim não vai querer continuar a crescer depois de desenterrada. E como, por vezes, a floração se pode prolongar até mais tarde em certas regiões, seria pena não aproveitar! Prepare um local fresco e arejado mas que não gele. Se houver demasiado calor os tubérculos secam. Se for húmido demais, podem apodrecer. Uma cave com 12-15 ºC é o ideal. Também podem esperar no recipiente dos legumes no frigorífico.

Passo a passo

1 Corte os ramos com cerca de 10 cm.

Colocar ao abrigo os bolbos de Verão
2 Arranque a planta delicadamente para que as raízes carnudas não se partam.
Colocar ao abrigo os bolbos de Verão
3 Sacuda levemente para que a maior parte da terra caia.
Colocar ao abrigo os bolbos de Verão
4 Coloque numa cama de areia ou de cinza, numa caixa.
Colocar ao abrigo os bolbos de Verão
5 Cubra uma parte da raiz com areia seca ou com cinza.
Colocar ao abrigo os bolbos de Verão
6 Coloque na cave.

Colocar ao abrigo os bolbos de Verão

As que podem ficar na terra

Alguns bolbos de Verão podem ficar na terra, segunda a região e o tipo de terra. Os solos mais arenosos, onde a água nunca estagna, são os mais adaptados à cultura na terra durante todo o ano. As dálias de flores pequenas, os gladíolos de Itália e as cannas (onde a terra não gela a mais de 5 cm de +profundidade) fazem parte das flores tuberosas de Verão que podem passar o Inverno no jardim. Proteja o local das raízes com uma camada de folhas mortas com cerca de 10 cm de espessura.

M. Jean-Michel GROULT
 
Créditos: Franck Boucourt (salvo indicação em contrário)
Pépinières PLANFOR
RD 651
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101
Fax : 0033 558 064 854