As cochonilhas de carapaça

A sua presença é discreta mas os estragos são certos. Trata-se de um inseto picador, bem escondido e bem protegido, que causa geralmente problemas no interior ou dentro de abrigo ou ainda em climas amenos. Ao proliferarem as cochonilhas de carapaça enfraquecem a planta e podem trazer outras doenças.

As cochonilhas de carapaça

As cochonilhas de carapaça

Os sintomas

Depois, o numero vai crescendo e as carapaças com uma forma de crosta clara ( em geral, amarela ou branca) aparecem nas folhas, ao longo das nervuras. As folhas ficam pegajosas enquanto que a planta atingida perde vigor. As partes mais atacadas amarelecem e podem apanhar fumagina.

O ciclo

A chegada de apenas um indivíduo é o suficiente para que uma infestação apareça pois as cochonilhas podem reproduzir-se sem fecundação. Na verdade não há conhecimento da existência de cochonilhas de carapaça machos: há apenas fêmeas que não precisam dos cavalheiros!

Como lutar

É imprescindível observar bem as plantas para dar conta da chegada dos primeiros indivíduos. Caso haja apenas algumas cochonilhas de carapaça pode esmaga-las com a unha. Também pode tirá-las com a ajuda de um cotonete embebido em álcool. Em caso de infestação importante só conseguirá ver-se livre delas com um tratamento. Será necessário utilizar uma emulsão de óleo (um produto anti-cochonilhas) que deverá pulverizar em toda a folhagem. Cuidado: nem todas as plantas aguentam este tratamento tal como as que estão cobertas com uma cera azul: as echeverias e os fetos.

Como evitar

O confinamento das plantas favorece este parasita, como por exemplo, os vegetais que ficam no interior durante todo o ano e que nem no verão são colocadas no exterior. Não esqueça de arejar as plantas cultivadas em vaso, durante a época quente. Além disto, inspeccione as plantas novas que traz para casa (em especial as pequenas plantas que vos dão) pois muitas vezes é desta forma que a praga entra em sua casa!

O que deve saber

Os agrumes são muito sensíveis a esta praga tal como as palmeiras cultivadas no interior. No exterior é o êvónimo do Japão que tem este problema. Esta sensibilidade é aumentada pela falta de águas, nas plantas que são pouco regadas. Não se deve esquecer que as cochonilhas proliferam nas plantas que estão em sofrimento!

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101