Ajudar uma árvore doente

A árvore é um vegetal e é mais frágil do que pensamos. E por vezes pode ficar doente. Como cuidar dela e dar-lhe os melhores cuidados? Deve tratá-la cuidadosamente e nem sempre é fácil.

Ajudar uma árvore doente

Problemas pequenos ou grandes?

Quando algumas folhas ficam amarelas ou se um ramo seca, isto raramente significa que existe um grande problema. Pode ser um problema localizado ou mesmo uma evolução normal da árvore. Na realidade, com o tempo, os ramos podem morrer e por vezes, bastantes mesmo. Um pinheiro manso, por exemplo, quando quando se transforma de árvore redonda em pinheiro tipo chapéu de sol (ao fim de 20 a 30 anos), perderá, praticamente, metade dos ramos. Numa árvore, a configuração do ramos está em constante transformação. No entanto, quando uma grande quantidade de pequenos ramos secam no freixo ou no castanheiro, isto é sinal que há um ataque importante em curso. Se os rebentos são vigorosos isto significa que a árvore reage de forma positiva.

Ajudar uma árvore doente
O amarelecimento não é inquietante
Ajudar uma árvore doente
Quando os cogumelos aparecem, a morte está a caminho...

No entanto, um problema grande pode passar despercebido, como por exemplo, os chapéus dos cogumelos que se formam no tronco. Neste caso, há uma infecção que decorre e a árvore esta sob ameaça. Apenas um tratamento químico poderá estabilisar a evolução.

Ajudar uma árvore doente
Cicatriz rodeada por uma zona mais grossa: a cura está a caminho

Se a árvore é antiga

Este monumento vivo viu muita coisa acontecer e teria muito que contar! Mas a árvore com muitos anos é uma planta frágil e pode morrer rapidamente ou, ao contrário, pode "continuar" dursnte mais umas dezenas de anos, desde que receba cuidados adaptados. É importante nunca tapar uma cavidade. Deve evitar que a água da chuva entre e que o ar possa circular livremente. Ao encher a cavidade de cimento, como se fazia antigamente, está a condenar a árvore enquanto que uma árvore oca poderá viver assim durante séculos.

Cicatrizes grandes, rodeadas por uma zona mais grossa, indicam que a árvore está a cicatrisar, lentamente. Proteja a parte nua da madeira com um mastique protector e deixe a natureza agir.

Ajudar uma árvore doente
Geralmente, o facto de cortar os ramos doentes já ajuda bastante.

Corte os ramos, se necessário

Não é indispensável cortar os ramos para que a árvore viva bastante tempo: ninguém corta os ramos nas florestas selvagens. Mas numa árvore doente, um bom corte favorece o crescimento e dá vigor. As árvores de fruto reagem a esta operação muito bem. Diz-se mesmo tratar-se de uma poda de restauração. Consiste em cortar os ramos principais a 15 cm do seu ponto de crescimento, tendo o cuidado de deixar alguns ramos pequenos, os ladrões, que ajudarão na formação de ramos novos. As árvores de ornamento preferem uma poda menos severa. É preferível limpar a ramagem retirando os ramos menos vigorosos em vez de cortar os ramos grossos: isto iria apenas piorar a situação, mesmo se é feito regularmente.

Boas práticas

Seja qual for o caso, algumas precauções devem ser tomadas para não colocar a árvore em perigo:
- Não faça trabalhos próximo das raizes, em especial aplanamento ou construção pesada (fundações, por exemplo). Não passe por baixo da zona de copa dos ramos
- Coloque adubo rico em fósforo para alimentar a árvore: está demonstrado que isto trará força às árvores antigas.
- Deixe ficar a erva junto do pé. Da mesma forma que para uma árvore jovem não se deve deixar ficar a erva junto do pé, para as árvores antigas a erva limitará as intempéries ( aquecimento, geadas, erosão da chuva) e ajuda a manter uma boa saúde.

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101