A palmeira de interior

As palmeiras tropicais trarão muito mais que apenas verdura ! Com as suas folhas majestosas, darão um grande toque de exotismo, fácil de conservar se a luz e o calor forem suficientes.

A palmeira de interior
A palmeira é majestosa mas ocupa bstante espaço e. geralmente, exige luz.

Apreciadores de luz

A maior parte das palmeiras exigem um mínimo de sol para se desenvolverem. São necessárias quatro horas de luz forte, cada dia, para o seu desenvolvimento. Fazem parte das plantas que necessitam de um local muito luminoso, perto da janela. Tem apenas de ter cuidado com o sol directo: pode secar as folhas, especialmente nas extremidades. É bastante inestético. Se tiver falta de luz pode rá apreciar a palmeira mimosa (Chamaedorea). Ela aprecia as divisões sem janelas viradas a sul. As divisões pouco luminosas e o ar seco não são prejudiciaos a esta palmeira. Crescem tufo e quando aprecia o local, dão flor como pequenos pompons amarelos parecidos com a mimosa.

A unica condição é ter um local relativamente grande pois quando a palmeira aprecia o local onde se encontra pode crecer bastante! A palmeira rabo-de-peixe (caryota) cujo nome vem das suas folhas recortadas como se fossem barbatanas de peixe e podem atingir 2 metros num só ano. A tamareira mais clássica do Vietname (Phoenix roebelinii), Cresce apenas 1 metros em 10 anos. A escolha da variedade é determinante.

Quanto às temperaturas, a palmeira de interior necessita duma temperatura ambiente ideal entre 18 e 21ºC. Estas plantas suportam grandes diferenças de temperatura e suportam correntes de ar.

A palmeira de interior
Palmeira mimosa, Chamaedorea
A palmeira de interior
Kentia, a palmeira mais fácil para o interior

Manutenção limitada

As palmeiras não necessitam de muitos cuidados o que explica o seu sucesso no interior. O cuidado mais regular é a rega que deve ser feita em pequenas doses e com água à temperatura ambiente. As palmeiras detestam os pratos com água. As raízes devem ter alguma humidade mas não encharcadas. As regas regulares devem ser adaptadas. Devez em quando deve cortar as folhas que estão velhas ou murchas.

Que adubo?

Adube apenas em período de crescimento, ou seja, desde a Primavera até ao início do Outono. Evite o adubo nas outras épocas do ano a menos que a planta a menos que a planta não cresça. E não coloque adubo numa palmeira que esteja em sofrimento (ataque de insectos picadores, por exemplo).

A palmeira de interior
A cochonilha, inimugo nº 1 !

Poucos inimigos

Deve vigiar cuidadosamente pois as palmeiras têm alguns inimigos. Se o ar ambiente for seco poderá aparecer a cochinilha farinhosa que podem espalhar-se demais e afectar o seu desenvolvimento e vigor. Caso haja ataque, retire os bichos com um algodão embebido em alcool. Deve também limpar as folhas com uma esponja húmida.
Tanto a adubagem em exagero como a rega exagerada ou insuficiente diminuem a resistência da planta e a expôem mais facilmente ao ataque da cochonilha.

M. Jean-Michel GROULT
 
Pépinières PLANFOR
1950 Route de Cère
40090 UCHACQ - FRANCE
Tel : 214.245.101